domingo, 6 de fevereiro de 2011

Os Antecedentes da Segunda Guerra Mundial

O século XX começou com a esperança de novos tempos, após uma séria crise financeira na Europa o capitalismo dava sinais de franca recuperação, levando muitos a acreditar que o mundo vivia a “Bela Época”. Esse momento de ouro do capitalismo e de grande efervescência cultural na Europa , escondia uma corrida armamentista entre os impérios coloniais , a disputa acirrada por mercado consumidor , levou o velho continente a Primeira Guerra Mundial (1914-1918) , a chamada “Grande Guerra” , na visão de Estadistas foi necessária para por fim a todas as possíveis futuras guerras.A lógica de travar uma guerra , para acabar com as desavenças entre as nações imperialistas se demonstrou um grave erro,anos depois a humanidade estaria exposta a um conflito infinitamente mais trágico e destruidor.
O tratado de Versalhes, documento que sacramentou o fim da Primeira guerra mundial, impôs pesadas medidas para com a Alemanha derrotada, o texto foi marcado pelo revanchismo Francês que se utilizou das cláusulas do tratado com vistas a acabar definitivamente com o rival histórico. A Alemanha foi considerada a única responsável pela guerra , portanto teve que arcar com pesadas indenizações , perdeu áreas territoriais na Europa e nas suas colônias Africanas.
O Tratado de Versalhes não perdoou sequer o exército Alemão, motivos de orgulho em outrora, os efetivos foram reduzidos a meros 100 mil soldados, as armas pesadas de infantaria foram confiscadas ou destruídas, em suma podemos dizer que toda estrutura militar alemã foi desarticulada. As humilhações impostas a Alemanha ajudou a manter o orgulho germânico ainda mais aflorado nos anos pós guerra , alguns historiadores apontam as pesadas sanções a Alemanha como o estopim da segunda guerra mundial , o documento abriu feridas que não cicatrizaram a tempo de evitar que as palavras eloqüentes de um mero da Cabo desemboca – se,em uma nova guerra.
As ascensões do Fascismo na Itália e do Nazismo na Alemanha estão diretamente ligados ao cenário de crise econômica e social do pós primeira guerra, Mussolini e Hitler souberam explorar de forma hábil, os elevados índices de desemprego e a paranóia comunista que se instaurou em ambos os países como forma de superar a crise, serviram de plataforma de ascensão política de ambos que contaram com o amplo apoio da burguesia que esperava a contenção da onda vermelha que tomava conta da Europa.
O discurso radical e nacionalista ganhou as mentes daqueles que esperavam os vingadores da humilhação sofrida na guerra, Mussolini e Hitler, conseguiram apoio popular para projetos imperialistas muito em razão do cenário de crise econômica que ganha força em 1929 com a queda da bolsa de valores de Nova York. Se a crise atingiu em cheio as democracias liberais que saíram vitoriosas da primeira guerra , tente imaginar o que ela causou em países fragilizados e que tentavam se recuperar dos prejuízos do primeiro conflito mundial.
O Nazifascismo crescia a passos largos e ganhava simpatizantes pela Europa, o cheiro de uma nova guerra estava no ar e o ensaio foi à chamada guerra civil Espanhola (1936-1939), o conflito opôs franquistas/fascistas e socialistas/republicanos, Hitler enviou sua recém criada força aérea para ajudar Francisco Franco. O episódio mais emblemático dessa guerra foi o bombardeio a cidade Basca de Guernica matando milhares de civis inocentes , as armas de Hitler haviam passado no teste .
Enquanto Hitler dava claros sinais de que o tratado de Versalhes não servia para mais nada e que desde a sua ascensão ao poder ele claramente rompia com as cláusulas, transformando a Alemanha numa máquina de guerra, seus vizinhos de continente nada faziam para barrar seus avanços em uma política apaziguadora que se demonstrou catastrófica. Inglaterra e França não fizeram nada para deter as aspirações de Hitler , acreditaram em suas boas intenções de não mais invadir países da Europa, na conferência de Munique intermediada por Mussolini,o líder nazista deu sua palavra que não causaria uma nova guerra .A inércia e a inocência de Ingleses e franceses deram o tempo necessário para Hitler se preparar melhor e por em ação a sua “Guerra Relâmpago” , que tomaria de assalto grande parte da Europa no início da Guerra.
O passo final no plano de dar início a uma guerra foi à assinatura de um tratado de Não-agressão entre a Alemanha Nazista de Hitler e a União soviética de Stalin no dia 23 de agosto de 1939, o acordo ainda previa a divisão da Polônia entre ambas as nações. Com tal acordo Hitler pretendia manter a URSS longe da guerra que ele pretendia começar no ocidente , evitando assim duas frentes de combate.Na verdade sua real intenção era vencer a guerra contra seus rivais ocidentais (Inglaterra e França) para posteriormente se voltar para uma invasão do território soviético .
No dia 1 de setembro de 1939, as divisões Panzer dão início à invasão da Polônia, que mesmo resistindo bravamente não foi capaz de deter o ímpeto das divisões mecanizadas dos nazistas. Com a recusa de Hitler em acatar o ultimato Francês de desocupar a Polônia temos o estopim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945) , conflito que matou mais de 50 milhões de pessoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário