domingo, 27 de dezembro de 2015

A Guerra Civil Americana (1861 - 1865)

A Guerra Civil Americana (Civil War) é o maior conflito interno travado em um País do continente Americano. Também chamada de “Guerra de Secessão” a contenda deixou profundas conseqüências que ainda hoje podem ser vistas e sentidas na sociedade Norte – Americana.Para entender melhor o conflito é preciso retornar ao passado de cada região que ajudou a compor o atual território dos Estados Unidos.
Originalmente o País surgiu a partir da fundação das 13 colônias Inglesas da América do Norte, sendo sete de povoamento ao Norte e seis de exploração ao Sul. Desde o início já era notória a diferença entre os modelos de colonização implantado pelos Britânicos na América, no norte de maioria Puritana a mentalidade era Capitalista e empreendedora muito em razão das características religiosas desses colonos.
O Sul tinha Mentalidade Agrícola por conta das características geográficas encontradas pelos pioneiros que colonizaram a região; Pântanos e terras férteis favoreciam o cultivo de Algodão, tabaco e Anil. O Modelo Sulista se assentava no que chamamos de “Plantation” ; grandes fazendas, em regime de Monocultura e com o uso de mão de obra escrava.
Portanto temos um Norte Industrial, moderno, com mão de obra livre assalariada e de forte espírito Capitalista. O Sul em contrapartida era Agrário, escravagista e Agro-Exportador.
A Raiz da Guerra Civil Americana está nas fortes diferenças econômicas, culturais, sociais e Políticas entre o Norte e o Sul dos Estados Unidos. A principal diferença, e a grande responsável pela eclosão do conflito foi a questão da mão de obra, o Norte tinha posições abolicionistas e o Sul era defensor do uso de escravos em suas fazendas.
Por muito tempo essas divergências Históricas foram amenizadas em razão da tradição federalista expressa na constituição dos Estados unidos onde cada Estado Americano desfruta de certa independência Política. Porém esse equilíbrio se perdeu no momento que surgiu na Política Norte Americana a figura do Nortista Abraham Lincoln, suas fortes convicções abolicionistas mergulhariam o País na mais sangrenta Guerra Civil de sua História.
Lincoln era aspirante ao cargo de Presidente da República e sua principal promessa de campanha era criação da 13º Emenda, lei que pretendia abolir a Escravidão em todo o Território Norte – Americano. Com a vitória do mesmo no pleito eleitoral realizado em 1861 se transformando no 16º Presidente da História dos Estados Unidos levou os Sulistas ao desespero pois sabiam que o término da escravidão era questão de tempo.
A Recusa do Presidente Lincoln de voltar atrás em suas convicções abolicionistas levou políticos Sulistas a decretarem a “Secessão”, ou seja, o Sul a partir daquele momento aspirava à separação Política em relação ao restante do País. O Objetivo era criar uma Nação nova que seria chamada de “Estados Confederados da América” onde obviamente a escravidão seria mantida, para dar peso a posição separatista os sulistas chegaram a eleger como presidente desse novo País o político Racista Jefferson Davis.
Para piorar ainda mais a situação e o clima de Guerra, Abraham Lincoln eleva todas as tarifas alfandegárias do País criando sérias barreiras protecionistas, tal medida fortalecia a Indústria do Norte e prejudicava as exportações de algodão do Sul já, que o encarecimento dos impostos afastaria compradores em potencial dos produtos sulistas.
No conflito as tropas do Sul eram chamadas de “Confederadas” e as do Norte “União”, o nome se dá em razão dos objetivos políticos de cada exército no campo de Batalha, os Sulistas lutando pela separação e as do norte fiéis ao Presidente lutando pela manutenção da integridade territorial do País. A Guerra Civil Americana se arrastou por 4 longos anos de 1861 a 1865, apesar da notória vantagem Nortista os Sulistas conseguiram resistir por todo esse tempo em razão do brilhantismo de seus comandantes, com destaque especial para o lendário General Robert Lee.
Apesar do esforço e empenho as tropas Sulistas sucumbiram mediante tamanho poder de Fogo das tropas da União, a vantagem numérica de 3 pra 1 e a produção de armas da Indústria Bélica Nortista deu a vitória final aos adeptos do Presidente Abraham Lincoln. Ao término da Guerra o País se manteve Unido, porém com o saldo desolador de 620 mil mortos e o assassinato de Lincoln por um fanático Sulista.

Após o Conflito o Sul ainda foi palco da criação de uma organização extremamente Racista que por anos aterrorizou a comunidade Negra (KU KLUX KLAN) e da criação de leis segregacionistas (Jim Crow) que impediam os Negros recém libertados o direito de desfrutar dos mesmos locais e ambientes freqüentados por Brancos. Infelizmente o clima de conflito Racial perdura até os dias atuais na sociedade Norte – Americana demonstrando que feridas da guerra civil ainda não forma cicatrizadas.                


EXERCÍCIOS: 

1. (Fgv 2005) As eleições presidenciais de 1860 nos Estados Unidos foram vencidas por Abraham Lincoln, nortista e líder do Partido Republicano. Nem todas as unidades da federação aceitaram o resultado eleitoral, e alguns estados sulistas criaram os Estados Confederados da América. Era o início da Guerra de Secessão, resultado das inúmeras divergências entre os estados do Norte e do Sul. Entre essas divergências, pode-se apontar 
a) a questão fundiária, na qual o Sul defendia o acesso à terra para negros libertos, e o Norte defendia o acesso apenas por meio da compra. 
b) a questão bancária, em que o Sul defendia a criação de um banco emissor nacional, e o Norte, a formação de bancos regionais e particulares. 
c) a proposta antagônica para a política alfandegária, em que o Norte defendia o protecionismo, enquanto o Sul apoiava o livre-cambismo. 
d) a questão da escravidão, na qual o Sul defendia a imediata abolição dessa instituição, e o Norte queria o fim gradual do escravismo. 
e) a defesa do Homestead Act pelo Norte e pelo Sul, apesar de que, na visão do Norte, essa lei só deveria atender aos homens recém-libertos da escravidão. 

2. (UNIP) A Guerra de Secessão (1861 - 1865), também conhecida como Guerra Civil Norte-americana, tem sua origem no agravamento dos antagonismos entre os Estados do Norte e os Estados do Sul dos Estados Unidos. Na raiz dos antagonismos estavam duas questões socioeconômicas; são elas o(a)

 (A) mita e a servidão temporária.
 (B) escravidão negra e a política alfandegária.
 (C) federação e o capitalismo de estado.
 (D) neoliberalismo da burguesia nortista e o protecionismo sulista.
 (E) Doutrina do Destino manifesto e o trabalho assalariado no Sul.

Gabarito 1 - C e 2- B


Nenhum comentário:

Postar um comentário