sexta-feira, 10 de outubro de 2014

Primeira Guerra Mundial ( 1914 - 1918)

                  Há exatos 100 anos a humanidade viveu os horrores de um primeiro conflito em escala mundial, suas proporções catastróficas ainda hoje causam debates sobre os fatores responsáveis por desencadear uma disputa que dissipou 10 milhões de vidas e deixando um saldo de 25 milhões de feridos. Devemos buscar as raízes da 1º Guerra Mundial (1914 – 1918) nas disputas imperialistas oriundas da partilha da África e Ásia no contexto da corrida Neocolonial, França e Inglaterra dominaram a maior parte dos territórios disponíveis nesses continentes desagradando Itália e Alemanha que ficaram a segundo plano no espólio dos países Africanos.  
                As Potências Europeias enxergavam a aquisição de novas colônias como o meio necessário para expandir seus mercados consumidores, neste contexto a Segunda Revolução Industrial é fator direto da animosidade que surgiu entre Britânicos e Alemães pela disputa da hegemonia mundial na área Fabril. O ódio que os Franceses nutriam em relação aos Germânicos remonta a Guerra Franco – Prussiana onde as regiões de Alsácia – Lorena foram confiscadas por Otto Von Bismarck , os Franceses sonhavam com uma revanche que pudesse trazer de volta os territórios perdidos.

               O Nacionalismo está no cerne da rivalidade que acabou gerando uma política de alianças que desembocou no conflito armado, França e Ingleses assinaram a Entente Cordiale se precavendo de uma agressão Germânica no futuro, por sua vez Alemães, Austríacos e Italianos estavam juntos na Tríplice Aliança. O alvorecer do século XX trouxe aos Europeus um período de prosperidade, a chamada “Bela Época”, simultâneo ao florescimento cultural todos se preparavam para um conflito que parecia inevitável, enormes gastos foram feitos na indústria bélica –” Paz Armada”.
    
               A região da Sérvia era outro foco de tensão que acabou sendo co- responsável pela eclosão da “Grande guerra” como diz os Europeus, o império Austro – Húngaro dominava essa região, que sonhava em se libertar para se juntar com a Bósnia criando uma grande pátria Eslava. Esse sonho era alimento pelos Russos por questões econômicas, a região dá passagem ao estreito de Dardanelos  uma importante saída para o Mar que agradava aos negócios do Czar da Rússia Nicolau Alexandre II.                                                                                                                                                                         
               Em 1914 o herdeiro do Trono Austríaco Francisco Ferdinando anunciou que estaria em visita oficial a Sarajevo capital da Bósnia, mesmo sabendo do risco iminente de morte ele insistiu na viagem, na região agia uma organização terrorista intitulada “Mão Negra”. A visita do Arquiduque era a chance há muito tempo esperada para dar cabo da vida do homem que eles julgavam ser um dos responsáveis pela opressão vivida pelo povo Sérvio.

              O Herdeiro Austríaco e sua Esposa Sofia de Hohenberg foram assassinados por um jovem integrante da “Mão Negra” chamado Gavrilo Princip no dia 28 de Junho de 1914, essas mortes causaram um cataclismo político que mergulhou o continente Europeu numa Guerra Brutal que ao longo de quatro anos colocaram em xeque os valores de civilidade tão inerentes ao povo do “Velho mundo”. A Alemanha se aproveitou do incidente político para desencadear a Guerra, seus bombardeios a Sérvia em ajuda ao Austríacos fizeram com que as alianças militares fossem postas em prática, os Russos compraram as dores dos Sérvios declarando guerra aos Germânicos.

              Na seqüência os Franceses entram na Guerra em socorro aos Russos e por sua a vez a Inglaterra em cumprimento dos acordos da Entente Cordiale, numa fração de dias metade do continente estava em Estado de Guerra.Milhões de soldados foram deslocados para os combates , muitos deles sequer entediam os reais motivos do conflito, era realmente complicado ao cidadão comum mensurar a confusão Geopolítica que causou a contenda.

             Após o deslocamento de tropas os soldados da Tríplice aliança e da tríplice Entente passaram meses entocados em terríveis trincheiras cavadas para barrar o avanço de tropas inimigas, ali muitos morreram vitimados por uma série de doenças, é irônico imaginar que mais combatentes morreram por moléstias do que bombardeios. A Guerra parecia estagnada , avançar alguns quilômetros custava milhares de vidas , o mito de ela poderia acabar em alguns meses não se configurou na prática, os Estados Unidos não se envolveram diretamente do conflito até meados de 1917.
                 
                O Presidente Norte - Americano Thomas Woodrow Wilson procurou se manter fora da Guerra, chegou até a propor uma paz honrosa aos Alemães que foi prontamente negada (14 pontos de Wilson).A guerra submarina iniciada pela Alemanha levou a pique o Navio Americano RMS Lusitânia matando mais de 2 mil passageiros que estavam a bordo, esse ataque desencadeou uma onda patriótica que nem mesmo o Presidente pode conter, em 1917 os Soldados Norte – Americanos já estavam na guerra lutando ao lado da Entente.                                                               
                A entrada Norte Americana desequilibrou a Guerra a favor da Entente que passou a ofensiva , o exército Alemão se rendeu antes mesmo de ter seu País invadido, dia 11 de Novembro de 1918 a Guerra estava terminada. Na Alemanha o povo forçou a queda do Kaiser Guilherme dois dias antes do fim da Guerra, no lugar da monarquia foi instaurada a República de Weimar com tendências socialistas, porém a mudança de regime não amenizou a fúria dos vitoriosos.

                Em 1919 foi elaborado em Paris pelas potências vencedoras o chamado tratado de Versalhes, documento que punia e responsabilizava a Alemanha pela eclosão da Guerra, mesmo com a vontade do Presidente Wilson de amenizar a situação dos derrotados, acabou pesando no final o sentimento revanchista Francês que via na destruição da Alemanha uma forma de garantir a paz futura.
               O tempo mostrou que os Franceses estavam equivocados, as humilhações impostas pelo tratado manteve o nacionalismo e o sentimento de vingança vivos em grande parcela do povo Alemão, anos depois os regimes autoritários de cunho Fascista souberam se aproveitar do clima tenso para ascender ao poder e posteriormente mergulhar a Europa numa Guerra de proporções ainda mais brutais que a Primeira.