segunda-feira, 26 de março de 2012

O Movimento Operário Brasileiro Na República Velha (1900 - 1930)

A revolução Industrial chegou ao Brasil com um século de atraso em relação à Inglaterra e demais nações Européias, em pleno século XIX enquanto metade do velho continente adentrava nos avanços da segunda revolução o nosso País vivia ainda uma realidade Agrícola. O Imperador D. Pedro II resistia as novidades industriais que surgiam aos montes no outro lado do Atlântico,mantendo aqui uma estrutura atrasada baseada no grande Latifúndio do café com mão de obra escrava Negra.Para não dizer que não tínhamos nenhuma iniciativa no setor industrial produtivo, o Banqueiro e Industrial Irineu Evangelista de Sousa , Barão de Mauá , se mantinha como uma voz que destoava de uma economia estática e agrária,investindo na construção de estradas ferro , bancos e Indústrias .Empreendedor e grande admirador dos Ingleses Mauá sonhava com um Brasil auto-suficiente e Industrial , seu sonho virou pesadelo com a perseguição implacável daqueles que descordavam de suas previsões econômicas , acabou sozinho e falido devido a especulações do governo Imperial que o levou a Falência.
A Virada do Século trouxe com sigo uma nova realidade Política e Econômica para o Brasil, a República foi Proclamada e apesar do café continuar com importância relevante nas exportações do País ele foi pouco a pouco perdendo lugar para um novo cenário Industrial que tomava conta dos grandes centros do Sudeste. São Paulo e Rio de Janeiro despontavam como Estados produtores Alavancando a economia do país, é bom destacar que essas indústrias que nasciam com capitais oriundos do próprio café era de produtos primários e bens não duráveis.
Essas Fábricas produziam tecido, calçados, Roupas, enlatados e produtos de limpeza o Brasil não tinha siderúrgicas e na falta delas todo aço utilizado vinha de fora, impedindo o desenvolvimento de uma Indústria de base e a produção de bens duráveis. Apesar de chegar atrasada no Brasil a realidade Industrial trouxe para os trabalhadores o mesmo cenário de exploração extrema da mão de obra operária, além de baixos salários e péssimas condições de Vida.
Um Operário brasileiro dessa época (1900-1930) trabalhava em média de 10 a 16 horas por dia, não existia folga ou férias remuneradas, leis trabalhistas parecia um sonho inatingível. As fábricas insalubres prejudicavam a saúde dos trabalhadores e os acidentes eram constantes e quase nada era feito para evitá-los, isso sem falar nas mulheres e crianças que trabalhavam por longas jornadas para receber um terço do que ganharia um homem adulto executando a mesma função.
Esse cenário de exploração dos trabalhadores e descaso dos Industriais levou pouco a pouco a criação de inúmeros sindicatos para a defesa dos interesses das mais variadas áreas produtivas, o movimento operário Brasileiro na república velha nasceu em meio à necessidade de se lutar pelos direitos mínimos da classe operária. No início do século XX as idéias revolucionárias de esquerda chegavam com força no Brasil, principalmente em razão das agitações do cenário Europeu ,em 1917 os Bolcheviques comunistas lideram uma revolução bem sucedida na Rússia implantando um Estado Socialista , porém é importante destacar que o Anarquismo era uma corrente ideológica de maior peso naquele contexto de movimentação sindical.
A greve geral de 1917 que praticamente paralisou o País foi liderada por sindicatos Anarcossindicalistas, suas reivindicações cobravam dentre outras coisas:
Leis Trabalhistas;
Folga semanal e Férias remuneradas;
Jornada de 8 horas de trabalho por dia;
Regulamentação do Trabalho Feminino e Infantil
Aumento salarial
Melhores condições de Trabalho e Moradia;
O governo do Presidente Venceslau Brás (1914-1918) não deu ouvido ao clamor popular, as greves e paralisações eram tratadas como casos de Policia, uma forte repressão Estatal colocou na cadeia lideranças operárias, vários líderes anarquistas e socialistas foram enviados para o Exílio fora do País e a grande maioria dos pedidos da classe operária ficaram na vaga promessa de um dia serem atendidos. Os Governos seguintes continuaram tratando a questão Operária como crime , arruaça e agitação Anarquista , os presidentes da república Velha não enxergavam o lado social de tais reivindicações, o cenário e a vida operária no Brasil só ganharão novos episódios após 1930 no governo Vargas que acabou por ceder as pressões elaborando um conjunto de leis trabalhistas, que faz dele um Ícone populista da nossa História recente – “Vargas o Pai dos Pobres”.

5 comentários:

  1. muito obrigado,esse texto me ajudo muito na prova :D

    ResponderExcluir
  2. Boa noite, Hilário. Estava bisbilhotando alguns blogs de História para adicionar os links ao meu blog (Terras de História). Não tenho certeza, mas existe a possibilidade de que eu tenha sido seu professor na Graduação da FESB, na segunda metade dos anos 90. Quero lhe parabenizar pelo blog. Abraço. Ângelo Emílio da Silva Pessoa.

    ResponderExcluir
  3. Nossa Ângelo que saudades de você, fui seu aluno sim e tenho grande orgulho em dizê-lo,grande parte do que aprendi de Brasil Império foi com suas maravilhosas aulas e seus "causos" de João Pessoa...Forte abraço

    ResponderExcluir
  4. Fiz uma citação do seu texto para o meu TCC e preciso do seu nome para mencionar a autoria, se possível agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  5. Meu nome completo é Hilário Xavier dos Santos

    ResponderExcluir