terça-feira, 19 de julho de 2011

BIOGRAFIA - Adolf Hitler ( 1889 - 1945)

Adolf Hitler já foi visto como o “Deus” que vingaria a Alemanha da vergonha e humilhações impostas pelo tratado de Versalhes, e para outros não passou de um Facínora que levou milhões de inocentes a morte. O importante é relatar os fatos e deixar que o leitor crie suas opiniões a cerca da vida e trajetória do líder Nazista.
A cidade Austríaca de Braunau AM Inn, região próxima a Fronteira com a Alemanha foi o local de nascimento de Adolf Hitler,no dia 20 de Abril de 1889 ,filho do fiscal de Alfândega Alois Hitler e Klara polzl. Na infância Hitler foi um menino tímido,fechado e de poucos amigos,sonhava em ser um grande Pintor e via seu objetivo ameaçado pela severidade do Pai.
O amor que Hitler nutria pela mãe carinhosa não se revelou o mesmo em relação ao pai, Alois Hitler esperava que o filho seguisse a profissão de Fiscal de alfândega, ofício exercido por ele e na visão do mesmo um trabalho com futuro garantido. Em meio a violência e alcoolismo do Pai ,Hitler almejava se ver livre para investir na carreira artística.
Em 1907, Hitler se mudou para Viena na Áustria e sem perder tempo se matriculou na Academia de belas artes de Viena, onde posteriormente foi recusado por duas vezes, período triste e obscuro na vida do futuro ditador da Alemanha, na visão de alguns biógrafos ele viveu próximo a mendicância. Transferindo-se posteriormente para Munique na Alemanha, Hitler vivia da rala pensão deixada pelo Pai e com os retratos de qualidade duvidosa pintados para turistas que visitavam a cidade.
Nacionalista exacerbado Hitler era defensor da união entre a Áustria e a Alemanha, recriando um Império que outrora dominou grande parte da Europa, a eclosão da Primeira guerra (1914-1918) Foi à oportunidade de extravasar esses ideais. Hitler se alistou no exército Alemão e no front de Batalha desempenhou a função de cabo informante.Ferido em combate o mesmo viu a rendição da Alemanha em quarto de hospital,em uma lógica quase que irracional a derrota foi causada pelo pouco envolvimento dos Judeus que não usaram suas fortunas nos gastos e esforços de guerra.
O Antissemitismo de Adolf Hitler é de origem desconhecida, é fácil encontrar teorias conspiratórias a cerca desse assunto, porém seria uma incoerência atribuir tamanho ódio em relação aos Judeus da Alemanha a um ou dois fatos. É certo que Hitler era um devorador de livros e que muitos dos escritores de sua preferência eram antissemitas declarados exercendo grande influência sobre ele.
Fora do Hospital, curado dos ferimentos de guerra, e deprimido pela derrota da Alemanha, Hitler recebeu como missão espionar um novo partido de extrema direita inspirado em grande parte de suas idéias no radicalismo do Fascismo Italiano de Benito Mussolini. O partido Nazista (Nationalsozialistische) ou (NSDAP) , a missão de espionagem se transformou em paixão a primeira vista , as ideias radicais do partido ia de encontro com os pensamentos de vingança de Adolf Hitler.Em pouco tempo Hitler já estava a frente do partido , ajudando a estruturar sua doutrina ,incluindo um forte sentimento antissemita.
Ano após ano o partido crescia em razão do trabalho de propaganda exercido por Hitler em comícios onde o mesmo explorava com brilhantismo as imposições do tratado de Versalhes, com promessas de vingar a Alemanha e de reerguer o País, cada vez mais pessoas idolatravam o homem que poderia salvar a nação. Em 1923 Hitler e seus seguidores tentaram tomar o poder a partir de um golpe na Baviera(Putsh da cervejaria),o plano fracassou e o mesmo acabou encarcerado com seus comparsas.Na cadeia ele estrutura seu pensamento Racista na obra Mein Kampf (Minha luta) os arianos de origem Germânica estariam predestinados a dominar a Europa e criar o “Espaço vital” , o grande Reich ,e para tanto Hitler esperava eliminar as “Raças impuras”.
Na Alemanha de Hitler os Judeus, deficientes mentais, ciganos e testemunhas de Jeová dariam lugar a Arianos puros de origem germânica. As idéias raciais de Adolf Hitler levaram mais de 6 milhões de Judeus a morte no holocausto nazista.
A escala de perseguição teve início com a chegada dos nazistas ao poder, depois de perder as eleições para o Marechal Paul Von Hindenburg, Hitler é convidado pelo mesmo para ocupar o cargo de chanceler da Alemanha no ano de 1933. No ano seguinte Hitler acumula os poderes da chancelaria a da presidência com a morte de Hindenburg, ele se transforma no führer da Alemanha.Com plenos poderes os Nazistas que já dominavam o parlamento Alemão dão início a uma política de perseguição aos comunistas e aos judeus.
Partidos extintos, líderes rivais na cadeia e uma série de leis restritivas que inibiam todo tipo de liberdade ou direito civil aos judeus que viviam na Alemanha. Jogando o tratado de Versalhes na lata do lixo Adolf Hitler dá início a uma política belicista rearmando a Alemanha , fato que demonstrava sua clara intenção expansionista .Em 1938 a Alemanha desafia seus vizinhos poderosos( França e Inglaterra ) ao anexar a Áustria e a Tchecoslováquia ao terceiro Reich , em uma conferência em Munique intermediada pelo líder Fascista Benito Mussolini , Hitler mais uma vez dá um nó nos rivais com a promessa de não mais invadir e anexar territórios.
A inércia britânica permitiu que Hitler se fortalecesse e no ano seguinte os nazistas assinam um pacto de não - agressão com os soviéticos de Stalin, os nazistas pretendiam desencadear uma guerra e manter a Rússia fora do conflito era a garantia de vitória. No dia 1 de setembro de 1939 ,tropas nazistas invadem a Polônia dando início ao maior conflito da história da humanidade.
Baseados no princípio da “Guerra relâmpago”, táticas que envolviam ataques motorizados e aéreos de forma simultânea os nazistas tomam grande parte da Europa entre os anos de 1939 e 1941.Na visão de muitos historiadores a Alemanha perdeu a guerra em razão de dois erros , o rompimento do pacto de não agressão com a união soviética e o ataque do Japão a base Americana de Pearl Habor no pacífico.
Os aliados, grupo militar que reunia Franceses e Britânicos passaram a contar com Russos e Americanos a partir de 1942, revertendo o panorama da segunda guerra. Com a proximidade da derrota Adolf Hitler comete suicídio no seu esconderijo subterrâneo (führerbunker) em Berlim no dia 30 de abril de 1945 , após sua morte os soviéticos que já dominavam a cidade levam os nazistas a rendição.
Adolf Hitler saiu de uma cidade pacata da Áustria para criar o Terceiro Reich, que segundo ele duraria 1000 anos, sua fala eloqüente e explosiva lhe rendeu seguidores que ainda hoje ameaçam minorias pelo mundo (neonazistas). Porém não podemos atribuir somente a ele a responsabilidade dos mais de 50 milhões de mortos da guerra e os mais de 6 milhões de judeus mortos no holocausto nazista, seus milhões de Nazistas foram co – autores de tamanhas atrocidades e crimes contra a humanidade.

domingo, 3 de julho de 2011

A Reforma Protestante

A Raiz da ruptura religiosa que culminou com a criação de novas vertentes cristãs intituladas "Protestantes", está nas contradições e dilemas da Igreja Católica medieval.Durante grande Parte da Idade Média a Igreja Católica governou de Forma soberana a vida cotidiana em todos os seus Aspectos,parecia não existir "Salvação" fora dela,a poderosa Inquisição ditou as regras morais e religiosas condenando muitas vezes a penas severas os intitulados Hereges.
Um período marcado por um forte fanatismo religioso de caráter teocêntrico,a Igreja acumulava riquezas,quase sempre explorando a boa Fé dos fiéis , seu clero onipotente ditava as regras de conduta até mesmo para nobres e Reis.Aos poucos se percebia as contradições entre o que Igreja Pregava e que os seus representantes realmente faziam.Integrantes do clero eram envolvidos com "mulheres" ,não cumprindo a castidade imposta pelo Papado , cobravam -se taxas para executar os sacramentos ,a obrigatoriedade do pagamento do Dízimo por parte dos servos e ainda a venda de indulgências, objetos ditos sagrados e que a aquisição por si só garantiria a salvação e o perdão dos Pecados.Em suma podemos dizer que a moral católica estava em xeque e o homem responsável por abalar as estruturas Católicas saiu de seu seio ,o monge Martinho Lutero.
Martinho Lutero Nasceu em Eislebem na Alemanha no dia 10 de Novembro de 1483 e morreu na mesma cidade em 1546 , teólogo Católico respeitado em toda Europa foi um dos primeiros a se revoltar contra os abusos da Igreja Católica Medieval,principalmente com a venda de indulgências em sua terra Natal.Em 1517 ele chocou toda Europa com seu texto intitulado 95 teses , onde o mesmo critica duramente a venda de Indulgências e os abusos do clero.
Sua Recusa em renegar suas ideias levou Lutero ao posto de inimigo público número um da igreja ,que o condenou a Excomunhão,expulso do meio Católico Lutero se dedicou a estruturar uma nova vertente Cristã ,o Luteranismo.As mudanças teológicas impostas por Lutero podem ser resumidas da seguinte maneira ; salvação pela Fé e não pelas obras praticadas ,Proibição ao culto de imagens ,tradução da Bíblia para o Alemão ato que facilitou o acesso dos fiéis ao livro sagrado,anulação do celibato que era obrigatório para os católicos e ainda novas interpretações para a Eucaristia e o batismo.
As ideias reformistas de Lutero ganharam apoio popular dentro e fora da Alemanha ,na França outro reformista abalou ainda mais a unidade Cristã,João Calvino(1509-1564)teólogo que teve contato com os textos de Lutero e que em certa medida deu novas interpretações foi o criado da religião que se habituou chamar de Calvinismo , mesmo sabendo-se que o mesmo não gostava desse nome.Calvino aderiu a reforma e deu um toque mais intelectualizado as novas teorias teológicas que lutero, a grande diferença entre o Luteranismo e o Calvinismo está no quesito Salvação.Enquanto lutero condicionava a salvação a Fé do cristão no seu Deus criador , os Calvinitas por sua vez atrelavam a salvação a chamada "teoria da Predestinação absoluta".Trocando em miúdos Calvino associava a salvação da Alma ao acúmulo de dinheiro por meio de retidão,honestidade e muito trabalho,segundo Max Weber está ética protestante foi de encontro aos ideais na Burguesia , o espírito de acumulação dos Calvinistas teria fortalecido o Capitalismo.A doutrina de João Calvino atingiu vários Países adquirindo feições locais e acumulando cada vez mais Fiéis.
No contexto da Reforma Protestante ainda temos o Rei Henrique VIII, que se desligou da Fé Católica para dar origem a religião Anglicana por questões pessoais que envolviam a vontade de anular seu casamento com a Rainha Espanhola Catarina de Aragão.O rei encontrava problemas para a sucessão de seu trono em razão da falta de uma Herdeiro homem e de sangue "Inglês" como cobravam seus súditos.Para isso Henrique VIII tenta o anulamento de seu casamento ,pedido recusado de imediato pela Igreja Católica que tinha claras relações com o Trono Espanhol.
Diante da Negativa Papal o rei rompe com a Igreja ,decreta o Ato de supremacia onde o mesmo se coloca acima dos assuntos religiosos,na prática a religião ficou condicionada a Fé dos Monarcas Britânicos e controle que os mesmos exerciam sobre ela.A Igreja Católica tentou de todas as formas barrar o avanço protestante , mas sem sucesso ,seu ato mais emblemático foi a chamada Contrarreforma ,mas suas medidas repressivas não impediram que a reforma se propagasse por toda Europa e posteriormente para o mundo.