segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Uma Breve História da Inquisição Medieval

Na idade Média, período que vai de 476 d.C a 1453 d.C, a Igreja Católica desfrutava de imenso poder e Controle Social, era inconcebível pensar em “Salvação da Alma” fora dela. Sua estrutura visava manter seu rebanho sob controle , impedindo que suas idéias e crenças fossem contestadas e criticadas.
Apesar do rigor Católico a Igreja não conseguia impedir completamente o surgimento de doutrinas, crenças e Rituais mágicos que questionavam suas ordens e dogmas. Heresia era o nome dado pela Igreja a um conjunto de idéias e práticas que contrariavam as diretrizes estabelecidas por autoridades Eclesiásticas.
O acusado de Heresia era chamado Herético ou Herege, estar nessa situação levaria o sujeito s sofrer uma série de perseguições e represálias por parte da igreja que geralmente contava com o apoio de autoridades para aplicar a pena cabível aos condenados. A Palavra Heresia é de origem Grega e a grosso modo significa “Opção discordante”, porém é importante que se diga que muitas crenças e religiosas são mais antigas que a Católica.
Politeísmo, Ritos mágicos e Necromancia eram práticas comuns desde a Grécia e Roma Antiga, mas com o predomínio Católico medieval tais crenças ganharam o Status de Heresias e aos poucos foram sendo suprimidas e reprimidas pelo Clero. A Heresia mais perseguida foi a dos Cátaros (Albigenses) que acreditava em uma religião dualista, com um deus do Bem e outro do mal,Cristo teria sido enviado para lutar ao lado do Bem contra o mal.
Na tentativa de Reprimir e castigar os Hereges o Papa Gregório IX no ano de 1231 instituiu o temível tribunal do Santo Ofício da Inquisição. A missão desses Tribunais que se espalhavam por grande parte da Europa era descobrir , Julgar e Punir os praticantes de Heresias.A inquisição se transformou em uma arma de repressão Católica , um indivíduo acusado por ela, poderia ser excomungado , Torturado e em casos extremos queimado vivo nas fogueiras dos chamados Autos de Fé.
Os tribunais atuaram com rigor em vários Países da Europa e do mundo, mas nada se compara a Inquisição instalada na Península Ibérica no contexto da Contrarreforma Católica, na Espanha o “terror” foi usado ao extremo para impedir a entrada das idéias protestantes na Região, muitos inocentes foram queimados sem chance de defesa. Além dos protestantes , Judeus tiveram que fugir aos milhares para escapar da morte ,alguns se converteram (Cristãos Novos) outros tantos migraram para a América em busca de paz.Nem mesmo personagens históricos de relevância escaparam da devassa Católica, em cenários e contextos diferentes , homens e mulheres sofreram verdadeiros horrores em virtude de suas idéias .
Joana d´arc, Martinho Lutero e Galileu Galilei são exemplos de vítimas da intolerância Católica. A primeira foi queimada viva acusada de bruxaria , Martinho Lutero foi excomungado e obrigado a criar uma nova religião em razão das perseguições católicas , já Galileu Galilei teve de renunciar a teoria Heliocêntrica de Copérnico para escapar das torturas e da morte.Por séculos a Inquisição espalhou terror e medo em nome de Deus , em nome do seu “Deus”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário